Busque no nosso blog

Namek-go/ Dicionário

Dicionário - Namek

     Os que acompanham ou conhecem legal Dragon Ball, devem se lembrar da cena onde Piccolo e Kami Sama, disfarçado, começam a falar numa língua esquisita e com caracteres mais estranhos ainda. Na verdade, essa é a língua falada no planeta Namek, o Namek-go. Mas o que mais chama a atenção, é que realmente alguns símbolos tem um significado real e fixo, devido a forma de como que eles são mostrados. Vejam os exemplos abaixo:
 
Uma palavra usada para mostrar a causa e o efeito do passado e presente, assim como "(Já) Estava..." e "Porque é..."


Uma palavra usada para expressar ênfase na palavra acima. Pode ser traduzido como "(Já) Estava... desde o começo, então..."


Expressa coisas como "(Já) Estava..." Ainda existem frases onde isso expressa coisas como "Logo antes..."


Uma palavra usada para contradizer ou negar algo, como "(Ainda) Não estava..."


Uma palavra usada pra expressar uma intenção, assim como "Eu (não) quero..." ou "Eu planejo..."


"Namek" ou "Planeta Namek" (dois significados diferentes, o primeiro não se refere ao planeta)


"Uma pessoa de (sentido de origem)..." ou "Alguém de (sentido de origem)..." (ou "Algo de (sentido de origem...")


"Kami" ("Deus")


"Piccolo"


"Bom (Sentido de concordar com algo)"


"Suicídio"


Dois significados: (1). Uma palavra usada para mostrar um ato de matar, assim como "Eu vou matar (você)..."; ou (2). Uma palavra usada para ser incorporada a um medo ou um grande perigo


A imagem abaixo mostra Piccolo falando na língua Namek (Namek-go). A imagem à direita está com a tradução japonesa, e a imagem a esquerda é a tradução em Português, baseada na edição japonesa.



O dragão deus do planeta Namek, Porunga, deve ser evocado na língua nativa de Namek. Durante a saga do Freeza, Dende fala a seguinte frase para chamar Porunga e ter seus três desejos atendidos:



      
Essa é a razão de Porunga não ter aparecido quando Kuririn e Gohan (assim como quando Freeza e Ginyu) tentaram evocá-lo.

Durante a saga de Buu, Kid Buu destruiu a Terra. Então, com as Dragon Balls de Namek, foi desejado os seguintes desejos:


      
Na verdade, esse pedido fazia parte de um plano de Vegeta para derrotar Buu.


Este é o segundo desejo que Dende fez, uma continuação do plano acima. As criaturas e pessoas que morreram desde o dia que Babidi chegou à Terra foram trazidos de volta a vida e pedidos para ajudarem a derrotar Buu.

Depois que Porunga concordou em conceder o último pedido (de restaurar a força do Goku), Dende o agradeceu na língua de Namek:

      

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x