Busque no nosso blog

Detecção de Ki

Tipo de Detecção de Ki


Sentido
 Em Dragon Ball, o Ki pode ser definido simplesmente como a força, energia ou poder que cada um tem escondido dentro de seu corpo...
Mas se preferir uma definição de Ki em Dragon Ball mais simples ainda...


Com o uso do Ki, pode-se elevar a massa muscular, a força física, os sentidos, os reflexos, lançar bolas concentradas de pura energia e usá-las a bel prazer, voar e até detectar outro ser por emissão de Ki. 
SENTIDO (SENSE)
A forma mais comum de detectar Ki, existente em Dragon Ball. O 1º ser que foi mostrado na série, que apresentava essa habilidade foi o Goku. Pelo fato de desde pequeno ser treinado por seu avô adotivo Son Gohan e talvez pelo fato de pertencer a raça Saiyajin, Goku conseguia "sentir" as pessoas, desde que estas estivessem próximas a ele. Ele era capaz de sentir as pessoas por perto e também sabia se elas estavam se escondendo. Esse tipo de detecção de Ki é o mais arcaico e básico, porém, se treinado, seu alcance pode se estender de forma astronômica.

Com o passar da série, os personagens treinaram os seus sentidos e puderam detectar o Ki pelo planeta inteiro, sabendo até o quão forte este Ki era. Embora não fosse uma coisa exata, eles tinham apenas uma noção do nível de poder das pessoas. Eles também não podiam dizer de quem era determinado Ki. Nessa altura, os personagens podiam até saber se seu adversário estava a utilizar todo o seu potencial e também saber se o nível de Ki concentrado em determinadas técnicas era mortífero ou insignificante.

Continuando, os treinos se tornaram muito mais rigorosos, adversários poderosos surgiram e todos os personagens evoluíram absurdamente seu Ki. Devido a isso, sentir o Ki ficou ridiculamente fácil. Agora eles tinham uma noção de quem era o dono do Ki que eles sentiam, ainda mais se o Ki fosse familiar. A saga de Freeza, no planeta Nameck (DBZ) é o melhor exemplo de onde o uso do sense foi constante. Por exemplo, quando Goku tenta achar Kurilin e Gohan, logo que chegou em Nameck, ele detectou seus Kis e descobriu que estavam em perigo, pois seus Kis estavam quase apagados. Foi também nesta saga que o controle do Ki foi extremamente utilizado, principalmente por Vegeta, Kurilin e Gohan, p/ que Freeza e seus capangas não os detectassem e nem soubessem de seu poder real, apesar que desde meados da série DB que esse recurso é utilizado (mas não tanto quanto nesta). Apesar de toda esta evolução, eles ainda não podiam detectar se um Ki era bom ou mau (a não ser se conhecesse o dono do Ki).

Ao decorrer da série, todos continuaram aperfeiçoando os seus sentidos e estavam aptos a localizar um Ki pelo universo.
Uma das utilizações práticas p/ tal capacidade é o Shunkanido
(Teletransporte), que Goku aprendeu no planeta Yardratt. O utilizador põe dois dedos na testa, procura um Ki para onde ele quer ir, e, quando o encontra, pode-se teleportar para lá. Não é uma técnica que pode ser utilizada para se teleportar para qualquer local que se queira, tem de haver alguém no local para onde se queira ir. Em suma, tem que sentir o Ki, seja qual for o lugar que esteja.

Rastreadores
   Antes de mais nada, os poderes de luta mostrados em qualquer site de Dragon Ball são baseados num aparelho chamado Rastreador. Muito mencionado em Dragon Ball Z, principalmente na saga de Freeza, o Rastreador tem inúmeras funções, e talvez, foi um dos pivôs para vários acontecimentos de grande importância na saga. A primeira vez que tomamos conhecimento dos Rastreadores foi com a chegada de Raditz ao planeta Terra. Raditz, logo ao sair de sua nave, se deparou com um fazendeiro amedrontado com apenas 5 de Poder de Luta e que foi morto sem nenhuma dificuldade. Por sinal esse é o mesmo famoso fazendeiro que aparece em diversos outros episódios no decorrer de toda a série Dragon Ball Z

    Mesmo servindo como medidor quantitativo de Poder de Luta, sua principal função é de rastrear e localizar um determinado ser, através do Ki emanado pelo indivíduo. Vale lembrar que o Rastreador não mostra nem registra a identidade de quem emana o Ki, apenas converte o Ki em valor de Poder de Luta. Raditz ao chegar no planeta Terra buscando por seu irmão Goku, procurou pelo maior Poder de Luta e por uma questão de proximidade acabou indo ao encontro de Piccolo Jr., para somente depois rastrear o Poder de Luta de Goku que se encontrava na ilha do Mestre Kame.

   Os Rastreadores mostram as informações acerca do Poder de Luta em uma linguagem extraterrestre. Em função disso, em Dragon Ball Z, toda vez que tínhamos uma visão subjetiva de quem usa um Rastreador, víamos apenas uma profusão de símbolos irreconhecíveis.
Entretanto, Bulma, após a morte do Raditz, faz um rápido ajuste no Rastreador dele e aparece o resultado dos dados em... INGLÊS! 
 
   O Rastreador pode captar qualquer tipo de Poder de Luta, desde que o modelo utilizado agüente não só um Ki elevado, assim como uma mudança brusca para um valor elevado. Não foram poucas vezes em que os Rastreadores literalmente explodiram. A primeira vez que vimos isso foi quando Bulma, na ilha do Mestre Kame, ao tentar captar os valores da luta entre Goku e Vegeta usando o Rastreador adaptado do Raditz, foi surpreendida quando este explodiu. No caso, Goku tinha elevado rapidamente seu Ki usando o Kaioken aumentado em duas vezes, que o deixou com um Poder de Luta de 21.000.
   As outras vezes que vimos isso foi no planeta Namek. Logo que Vegeta chegou lá e se deparou com seu antigo desafeto Kuwi, Vegeta fez questão de mostrar seu "novo" poder. Vegeta no momento mostrou um Poder de Luta de 24000 (ele tinha dobrado seu poder depois de se recuperar da luta com Goku e os guerreiros da Terra). O Rastreador de Kuwi que estava a sua frente explodiu, assim como o do soldado Zarbon que se encontrava em outro ponto do planeta ao lado de Freeza e do Dodoria. E bem mais a frente, com o desenrolar da trama, Freeza também teve seu Rastreador destruído devido a um grande aumento de Ki. Foi quando Vegeta resolveu encará-lo de frente em um dos melhores momentos de toda a saga. Isso enquanto Freeza ainda não tinha se transformado e o Poder de Luta de Vegeta chegou a 400.000! Certamente esse é um valor bem mais alto que os outros momentos em que tivemos um Rastreador sendo destruído.
   Vale lembrar que o Rastreador de Dodoria fora destruído pelo Muuri, o líder da aldeia onde Gohan e Kuririn conheceram Dende. Isso porque ele percebeu a importância que os Rastreadores tinham para a empreitada de Freeza em Namek, pois suas tropas os utilizavam para encontrar os habitantes Nameks em seus vilarejos e consequentemente as Esferas do Dragão. Já o Vegeta destruiu seu próprio Rastreador, na luta com Dodoria, para mostrar que já tinha aprendido a sentir o Ki de seus adversários.
   Vocês podem se perguntar por que quando o Rastreador do Zarbon explodiu, o mesmo não aconteceu com o do Dodoria e o do próprio Vegeta, que estava usando um no momento. Isso se deu porque seus Rastreadores não estavam ligados. Para se ligar o rastreador, deve-se clicar em um botão na altura do ouvido humano. Isso é algo que pode ser visto sendo feito por diversos personagens, em vários momentos no decorrer da saga.
   Em função de diferenças sutis do design dos Rastreadores e de "quando" eles explodem, podemos concluir que existem diversos modelos deles. Dos mais simples aos mais sofisticados. Desde o usado por Freeza que só explodiu com os 400.000 de Poder de Luta, os das Forças Especiais Ginyu (exceção de Gurdo, que não usava), até o de um simples soldado que desfilava com um modelo ainda com fio! Sem contar os soldados de classe mais ralé ainda que nem Rastreador tinham. 
Não esquecendo de registrar também o poderosíssimo Rastreador que se encontrava em um dos planetas bases de Freeza. Em forma de uma CPU gigante, essa máquina pôde captar todo o Ki emitido durante a luta de Freeza com Goku transformado em Super Saiyajin, além de dar a localização exata no planeta do ponto de origem de emissão de Ki, seguindo um esquema básico de longitude e latitude. Mesmo assim a máquina não agüentou e explodiu também quando a luta já ultrapassava a casa dos 3.000.000 em Poder de Luta por parte de cada um.
    O Rastreador pode captar qualquer tipo de Ki, desde que o modelo utilizado agüente. Em suma, a utilidade de um Rastreador é a mesma do Sense, mas o Rastreador não é melhor, pois ele só detecta o Ki se quem o emite está perto (seja ou no campo de visão ou em alguns alguns quilômetros de distância) ou quando há um aumento absurdo de Ki. A principal desvantagem do Rastreador é que ele não mostra o poder do personagem, mas sim a quantidade de poder que o personagem exibe. Ou seja, ele é ineficaz contra seres que sabem dosar seu Ki a ponto de anulá-lo e contra seres que mudam o valor de seu Ki com uma rapidez superior a que o Rastreador consegue registrar (a luta de Goku contra Jess, Rikum e Baata, no planeta Namek é um exemplo). Mas como vantagem sobre o Sense é que além de rastrear indivíduos, pode-se saber a distância exata e alguns dados sobre o ser analisado, como poder, força e velocidade, além de comunicar-se com qualquer indivíduo que também esteja usando um Rastreador. O Rastreador, como visto com Freeza podia ser usado para monitorar ataques, dizer como ele era feito e como fazer o ataque. 
Não se tem idéia de quem os inventou, mas provavelmente, os engenheiros de Freeza devem ter colaborado na construção destes aparelhos (apesar que na série de TV, mostra a raça Tsufurujin utilizando, durante a luta contra os Saiyans que tentavam se apossar do planeta Plant). 
      O Rastreador era um aparelho imprescindível para os 
guerreiros de Freeza e pelo próprio Freeza, pois eles não eram capazes de sentir o Ki naturalmente, como Goku, Piccolo e os demais guerreiros Z fazem. E mesmo depois da luta com o Goku e ter seu corpo e um de seus olhos reconstruídos, ainda não tinha aprendido a sentir o Ki de alguém. Tanto que ao chegar a Terra com seu pai, Rei Cold, ele pede a um de seus soldados que use um Rastreador para medir o Poder de Luta do Trunks do futuro que acabara de chegar. O interessante é que o tipo de tela de registro que temos na visão subjetiva do soldado é de um modelo que aparentemente é mais avançado... Mas ninguém viveu para contar a história.
    Se esse aparelho não existisse, Vegeta e Nappa nunca saberiam das esferas do dragão e conseqüentemente Freeza também não saberia. Como valor comparativo, em Dragon Ball, um ser humano comum tem em média de 2 a 8 de poder de luta.

0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t :u :v :x