Busque no nosso blog
XAT TSDBZ
Os Kaios e os KaioShins
Dai
KaioShin (ou Master KaioShin) é dentro do universo de Dragon Ball o
Deus supremo de maior importância, líder de todas as coisas vivas
incluindo todos os outros Deuses, não importando qual seja o setor do
universo. Abaixo de sua hierarquia têm-se os 4 KaioShins, onde cada
KaioShin corresponde a um setor do universo, sendo eles: Norte, Sul,
Leste e Oeste. Apesar do Ro-KaioShin (ou KaioShin velho) ser na verdade
um ancestral de 15 gerações atrás do atual KaioShin do Leste além de ter
sido aprisionado por um vilão na lendária Espada Z durante todas essas
gerações (ou seja, não participando de inúmeros acontecimentos do
Universo), aparentemente ele possui um grau hierárquico (seja por
critérios de respeito ou idade) maior que o próprio KaioShin do Leste
(mesmo estando no mesmo patamar hierárquico), após ser libertado. Mas
isso não o torna um Dai KaioShin.
Para
uma melhor compreensão, a palavra “Kaio” é uma conjunção das palavras
“Kai” (“mundo”) e “O” (“Rei”). “Shin” tem o mesmo sentido que “Kami”
(“Deus”), logo “KaioShin” seria o “Deus dos Kaios” ou “Deus dos Reis do
Mundo”. E “Dai” tem o mesmo significado de “grande”, logo “Dai KaioShin”
seria o “Grande Deus dos Reis do Mundo”.
Segundo
o guia “Super Exciting Guide: Character Volume”, lançado em 2009,
Toriyama explica como surgiram os Kaios e KaioShins e a expectativa de
vida deles, que é de “apenas” 75.000 anos. Em contrapartida há eventos
na cronologia descritos no Daizenshuu 7 (ou Daijiten, em 1996), onde o
KaioShin do Leste possui em tese mais do que cinco milhões de anos de
existência. E para piorar, todas as passagens de tempo citadas no mangá
durante os eventos em que aparecem ou citam os KaioShins são descritas
como “há muito tempo atrás”. Entretanto deve-se considerar que os
Daizenshuus abordam tanto os acontecimentos relevantes citados no mangá
como também no anime, podendo gerar contradições. Ou então Toriyama, que
muitas vezes assume esquecer tal parte ou personagem da sua obra, tenha
se enganado.
Curiosamente, Ro-KaioShin diz no mangá que tinha “apenas” mais uns 1000 anos de vida, antes de trocar sua vida pela de Goku.
inda
sobre o guia “Character Volume”, Toriyama explica que os Kaios e
KaioShins vivem no Planeta Kaishinsei (ou Kaishin), um gigantesco
planeta onde existe uma monstruosa árvore (ou árvores, não é claro
devido a ausência de gênero e número no silabário japonês) chamada
Kaiju, de onde nascem os Shin-jis (芯人), que incluem os Kaios e os
KaioShins. Na verdade, Kaiju tem significado de monstruoso. Os Kaios
nascem de frutos normais e os KaioShins nascem de frutos especiais
dourados raríssimos. Nesse planeta vivem 80 indivíduos e os Shin-jis
frequentam uma escola em um castelo para aprender suas funções.
Se
um Kaio morrer em seu posto outro é escolhido para substituí-lo, em um
sorteio. Porém o Kaio Sama do Norte, mesmo depois de morto (na explosão
de Cell), mantinha aparentemente suas funções hierárquicas, mas isso
acentuava-se mais no anime que no mangá (no mangá, Kaio do Norte apenas
ajuda na comunicação entre os humanos e Vegeta, nos momentos finais da
saga de Buu). Porém, Ro-KaioShin mesmo após ter trocado sua vida pela de
Goku, ainda se metia nos acontecimentos do Universo (tanto no anime
quanto no mangá), sendo contra o uso das Esferas do Dragão de Namek na
reta final da saga de Buu, por exemplo. Isso, sem contar suas inúmeras
interferências em Dragon Ball GT.
O
planeta Kaishinsei não é o Kaioshinkai, o Planeta Sagrado dos
KaioShins. Até porque o planeta está completamente inabitado durante a
batalha final entre Goku, Vegeta e Kid Buu. E no próprio mangá há uma
referência sobre o Kaioshinkai como um lugar onde nem Dai Kaio-Sama pôs
os pés.
Toriyama
descreve o Kaishinsei como uma área fora da esfera que representa o
Universo de Dragon Ball. Porém, o Kaioshinkai é representado nos
Daizenshuus da mesma forma que o Kaishinsei.
Dentre
os 4 KaioShins, o de maior destaque é o KaioShin do setor Leste. Ele é o
Deus responsável por 4 galáxias no setor Leste. Abaixo de sua
autoridade está Dai Kaio-Sama (ou Master Kaio), que rege a galáxia do
Norte e todos os Deuses abaixo dele. Em cada setor da galáxia existem 4
Kaio-Samas (Norte, Sul, Leste e Oeste) que protegem suas respectivas
galáxias. Por último, cada planeta que possui vida superior tecnicamente
tem uma espécie de Deus que o protege. Kami Sama é o Deus da Terra em
Dragon Ball. Apesar de serem denominados Deuses, os mesmos vivem uma
vida semelhante aos outros seres que habitam o planeta no qual eles
devem proteger.
O
papel do Deus da Terra é basicamente a de ser um guardião do planeta e,
ao contrário dos demais Deuses de Dragon Ball, não há uma linhagem
específica de raça para assim se tornar o guardião protetor da Terra.
Isso é provado quando Kami Sama (Piccolo) tenta convencer Goku a
assumir seu cargo. E o próprio Kami Sama é um alienígena oriundo do
Planeta Namek.
No
mangá, apenas temos conhecimento da existência do Kaio-Sama do Sul e do
Kaio-Sama do Norte, tanto em citações como fisicamente em eventos. Na
saga de Buu, apesar de Dai Kaio-Sama aparecer fisicamente apenas no
anime, Kibitto cita no mangá (e também no anime) que nem mesmo o Dai
Kaio-Sama adentrou o KaioShinkai, após o KaioShin do Leste ter a idéia
de levar Gohan até o Planeta Sagrado para dominar a lendária Espada Z. E
antes disso, Piccolo Jr. pergunta para o KaioShin do Leste, durante o
Torneio de Artes Marciais, se ele é o Dai Kaio-Sama e após a revelação
comenta para si mesmo que sabia apenas que existe um Dai Kaio-Sama que
comanda os outros 4 Kaio-Samas (sem citar suas regiões de domínio na
Galáxia – Norte, Sul, Leste ou Oeste).
No
anime, temos acontecimentos que envolvem todos os 4 Kaio-Samas e o Dai
Kaio-Sama. Logo, conhece-se apenas 3 membros da hierarquia dos
Kaio-Samas no mangá (Kaio-Sama do Norte, do Sul e Dai Kaio-Sama), mas
existe a citação no mangá dos outros 2 membros existentes na hierarquia
do anime, feito por Piccolo Jr.. Lembrando que por mais que seja óbvio
eles pertencerem aos domínios Leste e Oeste, os 2 Kaio-Samas restantes
não são descritos no mangá quanto a sua região de domínio. Já no anime,
eles são o Kaio-Sama do Leste e o Kaio-Sama do Oeste.
Tanto
o Dai KaioShin como os outros 4 KaioShins são citados no mangá,
aparecendo fisicamente apenas o KaioShin do Leste (durante a saga de
Buu). Dai KaioShin e o KaioShin do Sul também aparecem fisicamente, mas
apenas nas memórias do KaioShin do Leste. Ou seja, o character design
dos KaioShins do Oeste e do Sul são exclusivos do anime (que também
mostra os outros KaioShins e o Dai KaioShin), mas por serem todos
citados no mangá, inclusive por região de domínio correspondente, a
hierarquia dos KaioShins é igual tanto no anime quanto no mangá.
Enma Daioh, Céu e Inferno
Além
dos Kaios e KaioShins destacam-se também outros seres que possuem sua
importância no mundo espiritual. Citemos o Sr. Emma-Daioh, que é o juiz
na cidade de dos Mortos (ou Purgatório), localizado no Outro Mundo; seus
assistentes, como os Guardiões do Portão; e os Trabalhadores do
Inferno. Os Guardiões do Portão do Inferno são mostrados apenas no
anime, assim como todos os acontecimentos que envolvam o Inferno e os
seres que nele habitam ou trabalham. Mas outros ajudantes aparecem no
mangá, como o guia que levou o Goku de carro até o início do Caminho da
Serpente.
Qualquer
um que morrer é julgado por Emma-Daioh, que decidirá para onde
encaminhar o morto. Pessoas que fazem boas ações em suas vidas conseguem
privilégios e mantém seus corpos junto a sua alma, mesmo estando
mortos. No Purgatório, Enma Daioh demonstra ocupar o mais alto posto do
local, já que ele que decide o que fazer no lugar.
De
acordo com Kami Sama (Piccolo), o Kaio do Norte é muito mais forte que
Enma-Daioh, além dele ocupar uma posição hierárquica respeitada até pelo
próprio Enma-Daioh. Talvez pela posição hierárquica, Deuses como os
Kaio Samas e Kaioshins não são obrigados a comparecerem no Purgatório
para serem julgados por Enma-Daioh. Temos como exemplo Ro-KaioShin, que
dá a sua vida para reviver Goku e que, no mesmo instante, aparece se
levantando com seu corpo físico intacto, só que com uma auréola na
cabeça e sem passar pelo Purgatório e sem ser julgado por Enma-Daioh.
O
mesmo tratamento não ocorre com Kami Sama (Piccolo), que é tratado por
Enma-Daioh como um guardião qualquer e, inclusive, o próprio Kami Sama o
teme.
Lembrando
que o Makai e o Inferno (Hell) em Dragon Ball são retratados como duas
coisas diferentes. A cultura ocidental tende a generalizar os dois
lugares. Lembrando também que o Inferno é apenas citado no mangá, mas
nunca mostrado.
Dabura, Demônio, Rei do Makai ou Makaioshin?
Paralelamente
à hierarquia dos Deuses do Universo, no Mundo dos Demônios (ou Makai)
existe também o posto de Rei do Mundo dos Demônios, onde Dabura assume o
título. No “Character Volume” explica que todo Shin-jin que nasce mau e
sem bondade acaba indo para o Makai. Logo, Dabura poderia ser um
Shin-jin que nasceu sem a bondade no coração, tornando-se um Makaio (Rei
do Mundo dos Demônios). Porém o “Character Volume” cita a existência do
MakaioShin (ou dos MakaioShins, devido a ausência de gênero e número no
silabário japonês – 魔界王神), como sendo o Deus supremo (ou um dos Deuses
supremos) dos Reis do Mundo dos Demônios (Makaios). A grande incógnita é
saber se Dabura é de fato o (ou um) MakaioShin ou apenas um Shin-jin
mau que foi para o Makai, tornando-se um dos Reis (ou o único Rei) dos
Demônios. Ou se não é nada disso.
Cabe
ressaltar que Dabura é Rei do ANKOKU MAKAI (暗黒魔界の王), segundo os
diálogos do KaioShin do Leste no mangá. Não existem dados no anime ou no
mangá que definem se o ANKOKU MAKAI é um território qualquer do Makai
ou se é o Makai em si. O que se sabe é que Dabura, segundo o próprio
KaioShin do Leste, é o número 1 no Mundo dos Demônios. Dabura seria o
Rei do Mundo dos Demônios das Trevas, conforme a tradução de ANKOKU
MAKAI (暗黒魔界).
No
mangá, Kurilin, impressionado com a revelação do KaioShin do Leste a
respeito de Dabura, indaga: “Re… rei do Mundo dos Demônios? Que raio de
mundo é esse?”. Nesse momento, Kurilin trata Dabura como o Rei do Mundo
dos Demônios (魔界の王), entretanto é uma afirmação de Kurilin, que lá
conhecia a origem de Dabura. Por isso é complicado definir se Rei do
ANKOKU MAKAI e Rei do Mundo dos Demônios (ou Makaio) é a mesma coisa ou
não. O que se sabe é que Dabura é tido como Rei do ANKOKU MAKAI e que
no Mundo dos Demônios ele é o número 1, tratado como o mais poderoso (em
termos de força) neste lugar.
É
descrito também no “Character Volume” que um MakaioShin é menos
poderoso que um KaioShin. Entretanto, Dabura possui muito mais força que
Kibitto (aparentemente também um Shin-jin) e o próprio KaioShin do
Leste. Ou pelo menos aparenta ter já que, mesmo que o poder total e real
do KaioShin do Leste nunca tenha sido demonstrado, o mesmo teme e evita
uma luta direta com Dabura passando-a para Gohan. Lembrando que nessa
etapa da história, Gohan é muito mais forte que o KaioShin do Leste e um
pouco mais fraco que Dabura.
Podemos
concluir que ou o poder de Dabura elevou-se absurdamente até mesmo para
um Shin-Jin mau, com a manipulação mágica de Babidi (o efeito Majin) ou
então Dabura é de fato um MakaioShin com aumento significativo do
efeito Majin (considerando a fala de KaioShin do Leste no mangá, que diz
que no Mundo dos Demônios, Dabura é o número 1). Ou na pior das
hipóteses, o KaioShin do Leste é muito fraco (o que também é uma
incógnita, já que em momento algum ele usou seu poder máximo). Porém,
isso é pura interpretação pessoal, já que Toriyama deixou em aberto
estes questionamentos.
Há
que considerar também que apesar de todo Shin-jin mau ir para o Makai,
não é explícito que o Makai seja constituído apenas de Shin-jins maus.
Logo, o próprio Dabura pode também não ser um Shin-jin, mas apenas um
outro ser que assim como os Shin-jins maus, também habita o Makai,
conquistando por lá uma posição hierárquica entre os demais demônios.
Cabe
lembrar também que não há argumentos suficientes que comprovem que a
ida de um Shin-jin mau para o Makai o torne obrigatoriamente um Makaio
(Rei do Mundo dos Demônios) ou um MakaioShin.
Com
isso, a única conclusão é que Dabura é o Rei de alguma coisa no Makai.
Não se sabe se de todo o Makai ou de parte dele. E, sendo o número 1 do
Mundo dos Demônios, difícil de não acreditar que ele possa ser um (ou o)
MakaioShin. Só que isso não é o suficiente para provar que Dabura seja
um Shin-jin mal, já que Toriyama não explica no “Character Volume” que
posições esses Shin-jis malvados assumem no Makai.
Força dos Deuses e Seres espirituais
A
força de um Kaio ou KaioShin é baseada em poucos fatos e mais em
palavras. Segundo o KaioShin do Leste, todos os cinco KaioShins
(incluindo o Dai KaioShin e ele) tinham poder de derrotar inimigos como o
Freeza com apenas um golpe. Piccolo Jr., durante o Torneio de Artes
Marciais, desiste da luta contra KaioShin do Leste alegando que o nível
das forças era incomparável, sem saber de fato que seu adversário era um
KaioShin (porém desconfiava que fosse Dai Kaio-Sama).
KaioShin
do Leste se reconhece como o mais fraco de todos os outros KaioShins
que existiram. O KaioShin do Sul, absorvido por Kid Buu, é descrito como
o mais forte e o mais valente dos KaioShins, mas no mangá não é
possível analisar o quanto sua força se tornou um empecilho para o Kid
Buu. Bem diferente do anime, que mostra um KaioShin do Sul com uma força
equiparável ao de Kid Buu.
KaioShin
do Leste prefere uma luta direta com Babidi a enfrentar Dabura,
deixando este fardo para Gohan. Babidi é posteriormente vencido por
Piccolo Jr. com um único e medíocre golpe (sobrevivendo por sorte).
Piccolo Jr. é mais fraco que Gohan, além de ter sido transformado em
estátua facilmente por Dabura. Gohan é mais poderoso que KaioShin do
Leste (segundo este), mas Gohan não consegue dar conta de Dabura,
cansando-se rápido. Por comparações de força, o nível de Dabura é
descrito, tanto no anime quanto no mangá, como similar ao de Cell, sem
gerar grandes surpresas a Vegeta e Goku.
O
Ro-KaioShin libertado da Espada Z deixa claro a Goku, Gohan, Kibitto e
KaioShin do Leste que seu grande poder (o mesmo poder que o ser malvado
que o aprisionou temia) refere-se ao poder mental e não físico, após
receber um Ki Blast de Goku na cara.
Kaio-Sama
do Norte declara a Goku que a força de Vegeta e Nappa (que se dirigiam
ao planeta Terra) era sobrenatural e o poder dos dois chegava a ser
maior que o dele próprio. Sem contar que Kaio-Sama temia Freeza
desesperadamente.
Kami
Sama (Piccolo) foi Deus da Terra e criador das Esferas do Dragão da
Terra, antes de fundir-se a Piccolo Jr.. Seu poder foi superado por
Yajirobe, Kurilin, Tenshinhan, Chaoz e Yamcha, como ele mesmo declara,
durante o treinamento de preparação a vinda de Nappa e Vegeta ao Planeta
Terra. Sem contar que Kami Sama também foi superado por Goku e Piccolo
Jr., antes mesmo da chegada de Raditz à Terra.
Dende
é o atual Deus da Terra (Kami Sama) em Dragon Ball e, por não pertencer
a raça guerreira dos Nameks, também não possui qualquer destaque em
termos de força. Apenas criou sua versão das Esferas do Dragão da Terra.
Enma-Daioh,
apesar de ser “apenas” o Juíz dos Mortos, fez até Kami Sama (Piccolo)
tremer frente a sua magnitude. Além disso, Enma-Daioh foi capaz de
julgar todos os grandes vilões e decidir o que fazer com eles (na
verdade, Enma-Daioh julga a todos). No mangá, Raditz causou apenas uma
pequena confusão no Mundo dos Mortos, sendo prontamente contido por
Enma-Daioh. Ainda no mangá, Enma-Daioh julgou Dabura, o Rei dos
Demônios, mandando-o para o Céu. E foi Enma-Daioh que preservou a alma
de Vegeta, dando-lhe um corpo, durante os momentos críticos da luta
entre Buu e Gohan. Fora que Enma-Daioh também guardou a alma de Kid Buu
para ressuscitar novamente em uma boa pessoa, a pedido de Goku.
Mesmo
sendo o Juiz dos Mortos e coordenando as regras desse mundo, de alguma
forma Enma-Daioh também se preocupa com o Universo e a ameaça que Buu
representa para o mesmo. Por isso, há momentos que vemos o Juíz dos
Mortos interferindo nos acontecimentos do Universo, tanto ao preservar a
alma de Vegeta para seguir ao campo de batalha contra Buu, quanto ao
ceder sua energia para formar a Genki-Dama que derrotou Kid Buu. E
torcendo, junto com seus ajudantes (que também cederam energia), para
que a derrocada de Buu acontecesse.
Habilidade dos Deuses e Seres espirituais
Tanto
Kami Sama (Piccolo) como Enma-Daioh podem reconstruir corpos. Kami
Sama, quando reconstruiu o corpo de Chaoz após explodir-se contra Nappa;
Enma-Daioh, quando reconstruiu o corpo de Vegeta que havia virado
cinzas contra Buu gordo.
Kibitto
pode teleportar-se ou teleportar uma ou várias pessoas para qualquer
lugar do Universo, além de curar pessoas e materializar objetos.
KaioShin
do Leste pode conter movimentos de um ser e materializar objetos, além
de ler pensamentos. Dende pode curar pessoas. Ro-KaioShin pode
potencializar o poder oculto de qualquer lutador para muito além dos
seus próprios limites, além de possuir um olho divino que enxerga “além
das paredes”, segundo o próprio quando Goku lhe ofereceu revistas pornôs
em troca de sua ajuda contra Buu!
Kaio-Sama
do Norte pode materializar objetos e através de suas antenas se
comunicar (ou quem por a mão em suas costas também pode) telepaticamente
com qualquer um em todo o Universo. Lembrando que estas técnicas não
são necessariamente natas a um ser divino, sendo apenas técnicas
particulares.
Em
Dragon Ball GT, Ro-KaioShin e o KibittoShin (KaioShin e Kibitto unidos
pela fusão Potara) podem se comunicar com os habitantes de outros
planetas. Kami Sama (Piccolo) em Dragon Ball Z também se comunicava
telepaticamente, como fez com o Kaio do Norte após ser ressuscitado.
Entretanto esse tipo de habilidade é comum entre outros personagens.
Em
Dragon Ball GT, KibittoShin realiza o teleporte da mesma maneira como
faz Goku com seu Shunkanido, colocando dois dedos na testa e pensando
antes. Bem estranho, já que em Dragon Ball Z era feito naturalmente e
instantaneamente.
A Terra como único planeta teísta?
Kami
Sama (Piccolo) e Dende são originários do Planeta Namek. São também
criadores das Esferas do Dragão. Não se tem conhecimento dos demais
Deuses abaixo dos Kaio-Samas, que não os da Terra. O Grande Patriarca do
Planeta Namek não é Deus, mas sim o criador e líder de todos os
habitantes do planeta. Com a sua morte, o Namek Muuri passa a ser o
líder do seu povo, inclusive criando as novas Esferas do Dragão do Novo
Planeta Namek.
Na
Terra, existem outros seres com cargos divinos, como o gato Karin e o
Sr. Popo, ajudante de Kami Sama. Todos presentes no anime e no mangá.
No
filme 1 de Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ オラの悟飯をかえせッ!!い!! / Doragon Bōru Zetto
Ora no Gohan o Kaese!!) é mostrado um pouco sobre a escolha para ocupar
o cargo de Deus na Terra, onde Piccolo (Kami Sama) e Garlic eram
pupilos de um outro Kami Sama (anterior ao 1º que conhecemos, o próprio
Piccolo). No anime de Dragon Ball Z, há a representação e
acontecimentos envolvendo os antigos deuses da Terra ou seja os
antecessores a Kami Sama (Piccolo), como protetores do local sagrado
onde localiza-se o buraco das sete correntes, dentro do próprio Templo
de Kami Sama. Os antigos Kami Samas da Terra aparecem punindo o atual
Kami Sama (Piccolo).
Esses
eventos envolvendo os antigos Kami Samas da Terra não ocorrem no mangá.
Mas no mangá, sabe-se que existiram outros Kami Samas anteriores a
Piccolo (Kami Sama), quando Goku comenta que Sr. Popo vive no Palácio de
Kami Sama (Piccolo) muito antes do Kami Sama anterior do anterior do
anterior. Isso ocorre quando Goku, Kurilin e os outros estão no hospital
se recuperando da luta contra Vegeta e na aparição de Sr. Popo no
hospital para falar sobre a nave que poderia levá-los ao planeta Namek.
Logo,
no mangá, o único planeta mostrado dependente de um Deus (Kami Sama) é a
própria Terra, não havendo nenhuma outra citação de seres com cargos
divinos nos poucos planetas mostrados ou citados no mangá.
No
anime, entretanto, há a citação de um Deus (Kami Sama) presente no
Planeta Vegeta. Tal citação ocorre como filler, no episódio 20 de Dragon
Ball Z, onde Kaio-Sama do Norte conta a Goku sobre os guerreiros
Saiyajins. Neste episódio, Kaio-Sama fala sobre as barbáries cometidas
pelos Saiyajins, um povo guerreiro que conquistava outros planetas em
troca de dinheiro e tecnologia. Tais ações desastrosas fizeram com que o
Deus do Planeta Vegeta atraísse com seu poder meteoros gigantescos para
que se chocassem com o Planeta Vegeta, o explondindo. Nesse momento,
aparece uma espécie de flashback, mostrando o tal Deus atraindo os
meteoros, acabando assim com o Planeta Vegeta.
Esta
cena não existe no mangá e é completamente incoerente, visto que o que
ocasionou a explosão do Planeta Vegeta foi um ataque devastador
realizado por Freeza e não a fúria de um Deus próprio do Planeta Vegeta.
Quando esse filler foi criado, a elaboração da saga de Freeza ainda não
havia sido idealizada por Akira Toriyama, portanto o estúdio de
animação nesse episódio quis dar uma explicação razoável para o ocorrido
com o Planeta Vegeta e seus habitantes, os Saiyajins. Uma falha
tenebrosa, pois gerou uma grande inconsistência no enredo. A não ser que
levemos essa passagem como uma grande mentira de Kaio-Sama do Norte,
que, mais pela frente na série implora para que Goku não se envolva com
Freeza, devido ao seu enorme poder.
Credito: kami-sama
Assinar:
Postar comentários
2 comentários:
:q
so tav testando os emoticons kkk
Postar um comentário